5 Dicas para Cuidar de um Cachorro Shih Tzu

Os cachorros shih tzu são cães de pequeno porte, de personalidade dócil e carinhosa. Eles são uma ótima opção para famílias com crianças, pois são brincalhões e adoram companhia. No entanto, assim como qualquer outra raça, os shih tzu requerem cuidados especiais para que tenham uma vida saudável e feliz.

Por: Bicho Mania Net

1. Cuidados com a pelagem

Os shih tzu têm pelagem longa e sedosa, que requer cuidados diários para evitar emaranhados e nós. É importante escovar o pelo do seu shih tzu todos os dias, usando uma escova específica para cães de pelo longo. Você também pode levar seu shih tzu para tosar regularmente, de acordo com a necessidade.

2. Alimentação saudável

Os shih tzu precisam de uma alimentação balanceada e nutritiva para manter a saúde e a boa forma. É importante oferecer ao seu shih tzu uma ração de qualidade, específica para cães de pequeno porte. Você também pode complementar a alimentação do seu shih tzu com frutas, legumes e verduras.

3. Vacinação e vermifugação

Assim como todos os cães, os shih tzu precisam ser vacinados e vermifugados regularmente. As vacinas ajudam a proteger seu shih tzu de doenças graves, como a raiva, a parvovirose e a leptospirose. Já a vermifugação ajuda a eliminar os parasitas internos, que podem causar problemas de saúde sérios.

4. Atividades físicas

Os shih tzu são cães ativos e precisam de atividades físicas regulares para manter a saúde e a boa forma. É importante levar seu shih tzu para passear pelo menos duas vezes ao dia. Você também pode brincar com seu shih tzu dentro de casa, com brinquedos ou truques.

5. Cuidados com a saúde

É importante levar seu shih tzu ao veterinário regularmente para consultas de rotina. O veterinário irá avaliar a saúde geral do seu shih tzu e detectar qualquer problema precocemente.

Ao seguir essas dicas, você ajudará seu cachorro shih tzu a viver uma vida longa e saudável.